Os alunos do 9º ano transformaram a aula de Ciências em um laboratório caseiro e inovador! Eles realizaram uma atividade prática fascinante: a preparação do seu próprio indicador de pH.
Para isso, utilizaram o repolho roxo – um vegetal comum, mas que possui antocianinas, substâncias que mudam de cor conforme o pH da solução. Com o indicador pronto, a turma observou o nível de pH presente em produtos do seu cotidiano, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
Essa experiência permitiu que os alunos visualizassem na prática as propriedades químicas ácidas (que ficam mais avermelhadas) e alcalinas (que ficam mais esverdeadas/azuladas) dos produtos com os quais têm contato diariamente. A atividade, além de segura, tornou conceitos complexos como corrente, acidez e alcalinidade extremamente concretos.
Utilizar o indicador de pH de repolho roxo reforça a ligação entre a teoria aprendida em sala e o mundo real. É uma forma dinâmica de estimular a curiosidade e o pensamento científico, mostrando que a Química está em todo lugar!
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